nossas
notícias
Voltar

Passo Fundo registra em 2019 redução de 5,4% no número de consumidores inadimplentes.

Categorias: Inadimplência, SCPC, Serviços

Dados do SCPC da CDL apontam patamar historicamente baixo e favorável à redução maior de juros.

 

O SCPC é o maior banco de dados de crédito de pessoas físicas do Brasil e em Passo Fundo, o serviço é administrado pela CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo. De acordo com o SCPC da CDL a inadimplência do consumidor recuou 5,4% ao longo de 2019. E no mês de dezembro a inadimplência apresentou queda de 1,4% comparado com novembro e 0,7% menor que dezembro de 2018.

A queda da inadimplência observada a partir do final de 2016 pode ser explicada pela maior cautela das famílias, pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada pelo fraco crescimento da renda e pelo efeito defasado da maior seletividade dos bancos no período mais agudo da crise.

Com isto, a inadimplência dos consumidores atingiu um patamar historicamente baixo, o que proporcionou a redução dos juros e motivou o aumento das concessões a partir de 2017, o que, por sua vez, vêm resultando em um crescimento significativo do endividamento e do comprometimento nos últimos meses.

 

Conjuntura nacional ajudou a redução da inadimplência em Passo Fundo.

Os economistas do SCPC nacional têm alertado que o elevado nível de desocupação e a subutilização da mão-de-obra, somados à lenta recuperação da renda, aumentam a possibilidade de que esta expansão recente dos empréstimos resulte em maior inadimplência nos próximos meses.

Por ora, passado o período mais intenso da crise e a melhora da expectativa referente ao ambiente econômico, o indicador demonstra sinais de que caminha para a estabilização após quatro anos consecutivos de queda nos registros. Além da desaceleração da queda na análise em 12 meses, outros dados de mercado mostram que a inadimplência tende a crescer mais entre os consumidores de menor renda, exatamente os mais afetados pela lenta recuperação do mercado de trabalho.

Assim, a equipe econômica do SCPC volta a ressaltar que uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada, a curto prazo, à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias.

 

Balanço mensal

O primeiro mês de 2020 encerrou com 57.177 CPFs registrados como inadimplentes em Passo Fundo. O percentual de pessoas endividadas de acordo com a faixa etária ficou dividido da seguinte forma: 26% possuem entre 20 e 29 anos, 25% têm entre 30 e 39 anos e 19% com idade entre 40 e 49 anos. Os outros 30% possuem menos de 20 anos ou mais de 50 anos.

O SCPC possibilita que o titular do CPF faça a consulta dos seus débitos no Balcão de Atendimento ao Consumidor, na Av. General Netto, 443 (em frente ao fórum) de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 13:30 às 17h30.

 

CONSULTA DE CPF NO BALCÃO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR