nossas
notícias
Voltar

Dia dos Namorados movimenta comércio

Categorias: Campanhas, Comércio, Economia

Últimos dias antes da data comemorativa devem concentrar o maior movimento de acordo com o levantamento da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo

 

O próximo final de semana, que antecede o dia 12 de junho, deve registrar um movimento intenso no comércio gaúcho. Ainda com os reflexos da freada no consumo, principalmente pela recente paralisação dos caminhoneiros e pela demora na chegada do frio, a procura por presentes para o Dia dos Namorados deve ser intensa. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), 48% dos gaúchos devem ir às compras nos últimos dias que antecedem à data.

 

Para a presidente da CDL, Carina Sobiesiak, a expectativa da entidade é de um crescimento entre 4 e 5% em relação ao ano anterior. O presidente da AGV, Ricardo Diedrich, confirma a expectativa positiva em relação às vendas para a data no comércio gaúcho. “Passamos por um período recessivo e os lojistas estão animados com as baixas temperaturas e com a próxima data comemorativa, que historicamente registra boas vendas”, enfatiza.

 

De acordo com a pesquisa, 65,7% dos entrevistados escolhe o presente sondando o companheiro para saber o que gostaria de ganhar. Os presentes mais procurados são artigos pessoais (40,6%), seguido por algo que seja “a cara dele/a” (25,1%). O valor que será investido para 34,3% está entre R$ 51 e R$ 100 e, para 25,7%, deve ser entre R$ 101 e R$ 150. Outros 19,4% admitiram que vão gastar mais de R$ 200 e 14,3%, entre R$ 150 e R$ 200.

 

Na capital
Neste ano os namorados pretendem gastar mais do que em 2017 de acordo com a pesquisa de expectativa de consumo para a data, encomendada pela CDL Porto Alegre. De acordo com o levantamento, a movimentação de vendas deve ficar em torno de R$ 74,1 milhões (3,8% de crescimento na comparação com o ano passado). O ticket médio também será mais alto, na mesma comparação: R$ 193, contra R$ 186 no ano passado. Além disso, a pesquisa também mostra dados curiosos sobre as diferenças de desejos de presentes entre homens e mulheres. Enquanto os namorados querem roupa (24,4%), eletrônicos (7,2%) ou calçados (5%), as namoradas esperam receber roupa (18,2%), perfume (14%), calçado (13,2%), viagem (10,7%), joia (9,9%) e acessório (9,1%). As mulheres mostram que são mais certas sobre o que pretendem ganhar: apenas 24% das entrevistadas se disseram indecisas, contra 44,4% dos consultados do sexo masculino.

 

No Brasil
A nível nacional as vendas para o Dia dos Namorados devem ter um crescimento de 2,5% na comparação com a mesma data do ano anterior, segundo projeção da área de Indicadores Econômicos da Boa Vista SCPC. De acordo com o levantamento, o crescimento deve ser menor do que o das datas anteriores, Dia das Mães (4%) e Páscoa (3,2%).