nossas
notícias
Voltar

Comportamento do consumidor é tema de encontro

Promovida pela CDL Passo Fundo e pelo SEBRAE/RS, a Câmara Jovem Empreendedor realizou o quinto encontro do grupo na noite dessa quinta-feira

 

Jovens empresários, sucessores e empreendedores se reuniram na noite de quinta-feira, dia 26 de julho, para o quinto encontro da Câmara Jovem Empreendedor, que aconteceu no Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI) da IMED.

 

O comportamento do consumidor foi o tema abordado no evento, que teve como convidado o professor da IMED, Kenny Basso. No encontro, Kenny destacou as culturas e ritos de consumo e a importância do relacionamento e da relação de confiança com o consumidor.

 

De acordo com o professor, “uma das tendências do relacionamento com o cliente é envolvê-lo no negócio, criando uma proximidade e oferecendo um produto feito por ele e com ele”, disse. Segundo Kenny, uma das características do consumidor é buscar entender de onde vem o produto e como ele foi feito, e querer participar de alguma forma deste processo.

 

Dados sobre o comportamento do consumidor em relação às experiências negativas de compra também foram compartilhados pelo professor. De acordo com ele, as experiências negativas são mais comentadas pelos clientes do que as positivas. “Antigamente o cliente reclamava para cinco ou seis pessoas, hoje ele fala para milhões através da internet”, comentou. Ainda de acordo com ele, 90% dos clientes retornam se suas reclamações foram atendidas, mas, a cada cinco clientes, apenas um se sente confortável e próximo para reclamar.

 

O bate-papo sobre o comportamento do consumidor com o professor da IMED faz parte de uma série de ações promovidas pela Câmara Jovem. Para a presidente da CDL Passo Fundo, Carina Sobiesiak, o projeto motiva os jovens a se tornarem protagonistas de atividades que agreguem e elevem a competitividade de suas empresas. “A Câmara Jovem incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, engajando jovens empresários, sucessores e empreendedores à adoção de novas posturas frente aos desafios que o mercado impõe”, enfatizou. Empreendedores, empresários e sucessores que têm de 18 a 35 anos podem fazer parte da Câmara, que promove reuniões periódicas para o debate de demandas e de soluções promovidas em conjunto. Quem deseja conhecer e participar da Câmara Jovem Empreendedor pode entrar em contato com a entidade através das redes sociais @cdlpassofundo ou pelo telefone (54) 3311-6096.